Foto: Divulgação
Uma banda de emoções. E para explicar melhor este conceito, conversamos com Flávio Hughes, um dos criadores da banda. Amantes do rock, no palco do ROCK BAHIA, a INtra.
ROCK BAHIA - Qual a origem do nome da banda?
INTRA - Intra para nós quer dizer a internalização das emoções e ligação de cada integrante com o projeto. Ou seja, onde todos estão intra-conectados musicalmente, fazendo do nosso entrosamento algo diferente pois todos têm influências diversificadas.
ROCK BAHIA - Vocês estão juntos a quanto tempo?
INTRA - A banda possui 2 anos e 10 meses. Completará 3 anos em novembro.
ROCK BAHIA - Já participaram de quantos eventos durante estes anos?
INTRA - A Intra já tocou em quase todas as casas noturnas e bares da cena rock soteropolitana e participou também de inúmeros festivais em Salvador, interior e fora da Bahia nesses 2 anos e meio de banda, os que destacamos na Bahia são: Palco do Rock, Arena 1, Rock in Saj 5 (Santo Antonio de jesus) Trio Elétrico “puxado” por bandas de rock no circuito Barra-Ondina. Em Julho de 2007 fizemos nossa 1ª turnê pelo sudeste de carro onde passamos por Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, onde tocamos em casa conhecidas na cena independente brasileira como, A Obra (BH), Fun House (SP) e Outs (SP).
ROCK BAHIA - E a música de vocês? Em que estilo a INtra se enquadra?
INTRA - A Intra prefere não rotular o som. Acreditamos sempre que um conceito sólido, aliado a boa música, são premissas básicas para o estabelecimento de qualquer trabalho de qualidade. Rock sincero e contagiante é o que fica como definição.
ROCK BAHIA - Quais as músicas mais pedidas pelos fãs?
INTRA - Em enquete feita em nossa comunidade no Orkut os nossos fãs gostam mais de Mundo Mágico (música de trabalho), Lembranças, Esperança (nessa ordem)
ROCK BAHIA - Qual caminho a banda busca seguir?
INTRA - Atualmente a Intra está em produção de novas músicas para nosso próximo disco, ainda sem título e data de lançamento. Acabamos de gravar 2 músicas novas que já estão sendo executadas ao vivo, que são “Vale o Risco" e "A Passagem”, onde têm recebido uma boa aceitação pelo público.
ROCK BAHIA - Quem compôs as letras?
INTRA - No 1° CD “Introspectivo” a maioria da letras foram feitas por mim (Flávio) e Paulo Perrone (bateria), exceto Mundo Mágico feita por Martina Teixeira. Nesse 2°CD além da entrada de Lucas (Ex-Meteora) em 2007, todos estão colaborando nas composições, e acho que o trabalho evoluiu e está ficando bem coeso. AGUARDEM o novo single.
ROCK BAHIA - E as melodias?
INTRA - No 1°CD todas as melodias foram compostas por mim (Flávio). Nesse 2° álbum quase todas as melodias são minhas também, exceto 2 ou 3 músicas. Mas como ainda estamos em processo de produção, novas composições podem surgir pelos outros integrantes, o que acho ótimo!
ROCK BAHIA - Como está o lado financeiro da INtra?
INTRA - A banda sobrevive se bancando. Ensaios são pagos pelos integrantes, shows, sempre pedimos ajuda de custo para a banda. Mas a cultura aqui em Salvador é dificil, todos querem que você toque, só que de graça. E hoje depois de quase 3 anos, cd lançado em novembro de 2006, turnê pelo sudeste em julho de 2007, são mais de 50 shows até hoje. Estamos tentando mudar essa visão amadora do cenário rock independente.
ROCK BAHIA - E a inspiração? De onde ela vem?
INTRA - A banda não se inspira em nenhum grupo. O que acontece é que a Intra recebe diversas influências de cada integrante. Cada integrante tem um dna musical diferenciado. Eu curto muito metal, hardcore, new metal, bandas como Deftones, Silverchair, Metallica, Pennywise, etc.
Perrone curte muita música instrumental, bandas como Dave Mathews Band, Pennywise, Jazz., Funk, música regional, Lenine etc.
Rafael é o cara mais metal da banda. Curte muito Metallica, Black Sabbath, Mudvayne, Pantera e atualmente baixistas solos.
Sérgio é o cara mais “pop” da banda. Ouve diversas bandas como Paralamas do sucesso, Legião Urbana, Dead Fish, Red hot chili peppers, The Used.
Lucas também curte de tudo desde hardcore passando pelo new metal até Jorge benjor.
ROCK BAHIA - Bem diversificado... quem idealizou a banda?
INTRA - A banda foi criada em meados de 2005 por Flávio e Paulo.
ROCK BAHIA - Qual o diferencial da banda em relação a outros grupos?
INTRA - Achamos que o nosso diferencial é não querer se parecer com nenhuma banda. Simplesmente fazemos o nosso som sem rótulos, mesclando todos os estilos musicais.
ROCK BAHIA - Como acontecem os ensaios?
INTRA - Os nossos ensaios são mesclados em produção de novas músicas e para ensaiarmos o nosso show. Antes de cada ensaio decidimos se será para compor ou repassar o repertório.
ROCK BAHIA - Como os integrantes mantêm o contato entre si?
INTRA - Nós quase que diariamente nos falamos por telefone. Todo sábado nos encontramos para ensaiar. E quase toda semana temos reuniões para definição de metas, divulgações, repertório, e jogar conversa fora também. Afinal todos da banda são muito amigos.
ROCK BAHIA - Como é fazer um som diferente em Salvador?
INTRA - Fazer rock na Bahia é bem difícil pelo estigma que o Axé é evidenciado. Mas acreditamos sempre que um conceito sólido, aliado a boa música são premissas básicas para o estabelecimento de qualquer trabalho de qualidade.
ROCK BAHIA - Flávio, conta para a gente um fato engraçado que tenha ocorrido com a banda:
INTRA - Fato inusitado foi quando fomos tocar em São Paulo, em Interlagos, pela tour em 2007, onde, antes de subir ao palco um rapaz falou “Banda da Bahia deve ser de axé”. No momento que ele falou pensamos (vamos destruir isso aqui). Depois viu o “axé” e logo ao final do show veio nos cumprimentar e aí foi só alegria.